quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Hora da papinha, e agora?

 
 
A hora da papinha e muito esperado por muitas mães, meus filhos tiveram alergia a leite de vaca, tomavam um leite especial e muito caro, por esse motivo a alimentação salgada e as frutas foram introduzidas mais cedo.
Para muitas mães, a volta ao trabalho é o momento de dar início à introdução de novos alimentos na rotina do bebê. Antes de tomar qualquer decisão, converse com seu pediatra para saber a opinião dele sobre o estado geral de saúde da criança.
O segredo para que seu filho aceite os novos sabores é a repetição (sim, às vezes só na décima vez ele vai parar de cuspir!) e, acima de tudo, a paciência. Depois de meses acostumado ao leite e ao sabor adocicado das frutas, é bem possível que faça muita cara feia até passar a apreciar o gostinho e a consistência das sopas.
De início, nem é necessário acrescentar sal à preparação, e quando ele for usado, tem que ser com grande moderação, para não sobrecarregar os rins do seu filho. Normalmente, a sopa parece muito suave ao paladar do adulto.
Nas primeiras sopinhas eu fazia somente com batata, inhame e chuchu para eles irem se acostumando com os legumes, e aos poucos ia acrescentando os outros...
No começo usava alho mas não refogava, colocava pra cozinhar junto com os legumes, na verdade temos que ter um cuidado especial, pois o estomago do bebê não está acostumado ainda com a nova alimentação, a pediatra dos meus filhos, recomendou que eu colocasse só o alho não usasse a cebola, nem cheiro verde porque pode dar gases.
Eu coloco espinafre na sopinha e bato no processador, fica parecendo cheiro verde, a sopinha fica com a aparência ótima e uma delicia!

Papinha de carne, abóbora, batata e couve
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de alho picado
- 2 colheres de sopa de carne moída
- 1 batata pequena cortada em cubos pequenos
- 2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos pequenos
- 2 colheres de sopa de couve picada

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções

Papinha de carne, feijão, macarrão, abóbora e brócolis
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de alho picado
- 2 colheres de sopa de carne moída
- 2 colheres de sopa de feijão cozido com caldo
- 1 colher de sopa de macarrão para sopa
- 3 colheres de sopa de abóbora picada em cubos
- 2 colheres de sopa de brócolis picados

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a carne moída. Acrescente em seguida a abóbora e o macarrão. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o feijão e os brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.


Papinha de frango, beterraba e batata
Ingredientes
- ½ filé de frango picado
- 1 colher (chá) de alho
- 1 batata grande picada
- ½ beterraba média ralada
- ½ colher (café) de sal
- 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo
Numa panela, refogue o alho e o frango. Acrescente a batata, a beterraba e o sal. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem cozidos e com um pouco de caldo. No final, adicione o azeite. Amasse com um garfo e ofereça ao bebê.
Espero que gostem das receitas, não esqueçam que o paladar do bebê é diferente do nosso, então cuidado com o sal.

Um beijinho e até o próximo post...


Lu Candido  :*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário